PROFESSOR EFICAZ
Já se perguntou o que significa ser um professor eficaz ? É aquele que sabe e domina plenamente o conteúdo? Será aquele que gasta muitas horas estudando o assunto? Ou aquele que, mesmo não dominando completamente a matéria, dá uma aula divertida? Será aquele que mantém todos quietos ? Ou será aquele que dispõe de muitas ilustrações, vídeos, flanelógrafos e todos os tipos de atividades lúdicas?
Quem é aquele que pode ser realmente o professor eficaz ?
É aquele que faz tudo o que foi mencionado acima e as une de forma equilibrada. Pois não basta somente se preparar sem procurar algo interessante para dar aula. Pois não importa o quanto você sabe sobre o assunto, mas sim se você consegue expressar de forma interessante aquilo que você sabe. Também não adianta ter muitos recursos e não ter os objetivos definidos. Ir ao extremo em qualquer uma destas qualidades acima irá fazer de você um professor até bom, mas não eficaz.
Ser eficaz significa acrescentar algo (mesmo que seja mínimo) aos alunos, modificá-los e influenciá-los ser um educador eficaz não significa precisar de recursos sofisticados, mas sim buscar conhecê-los e dispor deles, buscando sempre o melhor em todo o tempo.
A falta de recursos, o espaço físico, o calor, a falta de conhecimento, a falta de incentivos, o cansaço, NÃO são determinantes. Nelas consistem o desafio.
Em que consiste a função do professor ?
É verdade que temos muitos estudos com relação a função do professor, do aluno e da educação. E muito tem se aprofundado esses conhecimentos que chegam até nós através de apostilas e , principalmente, livros. Porém até mesmo para os educadores isto ainda é mistério. Existem muitos conceitos que precisam ser abandonados e outros que precisam ser recuperados. Mas, principalmente, muitos precisam ser ainda descobertos. Este esclarecimento não tem como objetivo te desanimar.
Pelo contrário, tem como objetivo trazer ao seu conhecimento o desafio de ser professor. Pois não se tem limites claramente definidos daquilo de ser professor. Pois não se tem limites claramente definidos daquilo que fazemos dentro da sala de aula.
Isso se dá por dois motivos principais:
1.) Lidamos direto com as vidas (seus problemas, dificuldades, defeitos e qualidades de caráter, desafetos, amarguras e etc);
2.) O professor também é uma vida. Também sente raiva, repulsa, impaciência e desafetos. O seu instrumento de trabalho é o seu corpo : sua voz, sua postura, suas emoções.
Por isso, querido professor não desanime quando errar ou quando algo planejado não sair da forma que você queria ou esperava. Não desanime quando você não render conforme a expectativa do seu coração. Apenas não se conforme e tente sempre melhorar e crescer mais e mais.
"Não basta ser um bom professor,