LIÇÕES BIBLICAS PARA CRIANÇA



A Casa na Rocha

Era uma vez dois homens que procuravam um lugar para construir a sua casa.

O nome do primeiro era Senhor Prudente, e o nome do segundo homem era Senhor Insensato.

Um dia, o Senhor Insensato avistou um lugar lindíssimo.

Tinha uma vista maravilhosa, um mar muito lindo com ondas que sacolejavam para lá e para cá. O céu era límpido e azulado e as gaivotas sobrevoavam sobre aquele imenso azul. Ao ver aquele lugar tão lindo, o Senhor Insensato decidiu que iria construir a sua casa naquela areia bem branquinha, dizendo:

- É aqui mesmo que eu vou construir a minha casa! E você, amigo Prudente??? Vai ficar andando muito por aí??? Vai se cansar à toa. Eu já achei o meu lugarzinho... Vou construir aqui na areia, que fica bem pertinho do mar, assim, fica até mais fácil de ir à praia. Quando eu quiser pescar, eu lanço o anzol daqui de dentro de casa...

O Senhor Prudente, que não gostava muito de falar, tentou dar um conselho:

- Sabe, Senhor Insensato, eu acho que esse lugar não é muito firme para construir uma casa... as ondas do mar podem vir e levar a sua casa, porque a areia é algo que se esparrama facilmente...

Mas... o Senhor Insensato nem ouviu o que o Senhor Prudente disse, ele queria era construir a casa dele.

O Senhor Prudente continuou a procurar um lugar. E logo adiante achou um belo lugar para construir a sua casa. O solo era bem firme, na verdade, era grande rocha, que parecia estar muito firme. E ali começou a sua construção.

Um dia, quando os dois já tinham construído as suas casas, o tempo começou a mudar. E as nuvens chegaram. Essas nuvens iriam definir quem tinha uma casa bem firme ou não.

A primeira nuvem foi a da mentira.

O Senhor Insensato nem ligou, afinal de contas ele gostava contar umas mentirinhas de vez em quando... E assim a casa do Senhor Insensato ficou ligeiramente torta.

O Senhor Prudente ficou atento e preferiu a verdade, afinal de contas, ele sabia que o diabo era o pai da mentira. Ele sabia que a mentira poderia ocasionar coisas ruins.

A segunda nuvem foi a dos problemas.

O Senhor Insensato ficou desesperado, começou a reclamar sem parar, dizendo que Deus não era bom. Que a vida dele era muito ruim, e nem quis mais saber de trabalhar... reclamava o dia inteiro. E a casa dele entortou mais um pouquinho.

O Senhor Prudente, ao ver a nuvem de problemas se assustou um pouco, mas tomou a decisão de confiar sempre em Deus e buscar Dele uma solução para o seu problema.

A terceira nuvem foi a da falta de amor.

O Senhor Insensato, que já estava revoltado com os seus problemas e também estava afundado cada vez mais na mentira, resolveu ficar com raiva de todo mundo, achando que ninguém o amava. Achou que o amor não existia mais. Decidiu se envolver com drogas para fugir do mundo... Coitadinho!!! E a casa dele ficou bem torta dessa vez.

O Senhor Prudente, ao notar a nuvem de falta de amor, pensou: - Puxa!!! Realmente falta amor no mundo, mas se a gente tentar semear o amor no coração das pessoas, essa nuvem pode ir embora... Se estiver faltando amor, eu vou falar do amor de Jesus, porque esse é o amor verdadeiro.

As últimas nuvens que chegaram foram a da desonestidade e da fome.

O Senhor Insensato, a cada dia que passava, ficava mais revoltado com os seus problemas e se afundava cada vez mais na mentira, e na violência. Não tinha mais dinheiro para nada, nem para sustentar o vício, nem para comer. Daí, decidiu usar de desonestidade para conseguir as coisas. A casa dele, ficou por um fio.

O Senhor prudente passou por momentos de fome em sua casa, mas não desistiu de lutar, porque sabia que se agisse de forma desonesta, nunca seria um vitorioso.

E assim... depois de tantas nuvens....

Caiu uma chuvarada, e o mar ficou bravio, o vento soprou forte e a casa do Insensato não resistiu e caiu e ficando somente os destroços soltos na areia.

Mas... o que será que aconteceu com a casa do Senhor Prudente?

Bem... os ventos sopraram nela com muita força, uma torrente de água também caiu sobre ela, mas ela permaneceu ali... quietinha. Nada aconteceu àquela casa, porque ela estava firmada na rocha e não na areia.

Assim é a nossa vida. O nosso destino depende de nossas decisões. Jesus Cristo nos orienta a ser como o Sr. Prudente, ou seja, estar sempre firmado em bons princípios.

Aonde você quer construir a sua casa (vida)? Na rocha ou na areia? Isso só depende de você!




ACONTECEU algo terrível. João Batista foi morto. Herodias, esposa do rei, não gostava dele. E ela conseguiu que o rei mandasse cortar a cabeça de João.
Quando Jesus soube disso, ficou muito triste. Foi sozinho a um lugar isolado. Mas, o povo o seguiu. Vendo Jesus a multidão, teve pena dela. Por isso, falou-lhes sobre o reino de Deus e curou seus doentes.
À noitinha, seus discípulos vieram e disseram: ‘Já é tarde, e este lugar é isolado. Manda essa gente embora, para que possam comprar comida para si, nas aldeias vizinhas.’
Jesus alimentando uma multidão
‘Eles não precisam ir embora’, respondeu Jesus. ‘Dêem-lhes algo para comer.’ Virando-se para Filipe, Jesus perguntou: ‘Onde podemos comprar comida para toda esta gente?’
‘Isso vai custar muito dinheiro, para comprar bastante para todos terem um pouco’, respondeu Filipe. André disse: ‘Este menino, que carrega nossa comida, tem cinco pães e dois peixes. Mas, não vai nem de perto bastar para toda essa gente.’
‘Mande que as pessoas se recostem na grama’, disse Jesus. Daí, agradeceu a Deus pelo alimento, e passou a dividi-lo em pedaços. Então, os discípulos deram o pão e os peixes a todo o povo. Havia 5.000 homens, e milhares de mulheres e crianças. Todos comeram o bastante. E quando os discípulos recolheram as sobras, encheram 12 cestos com elas!
Jesus mandou então os discípulos tomar um barco para cruzar o Mar da Galiléia. Durante a noite, houve um temporal, e as ondas jogaram o barco para cá e para lá. Os discípulos tiveram muito medo. Daí, no meio da noite, vêem alguém chegar andando sobre a água. Gritaram de medo, porque não sabiam o que era.
‘Não tenham medo’, disse Jesus. ‘Sou eu!’ Eles nem acreditaram. Pedro disse então: ‘Se é mesmo você, Senhor, mande-me andar sobre a água até você.’ Jesus respondeu: ‘Venha!’ E Pedro desembarcou e andou sobre a água! Então ficou com medo e começou a afundar, mas Jesus o salvou.
Mais tarde, Jesus de novo alimentou milhares de pessoas. Nesta ocasião, fez isso com sete pães e alguns peixinhos. E, novamente, há bastante para todos. Não era maravilhoso como Jesus cuidava das pessoas? No seu reinado, nunca teremos de preocupar-nos com nada!
Mateus 14:1-32; João 6:1-21.


“Samuel”

1- Objetivo: Levar às crianças a discernir, a reconhecer a voz de Deus.
2- Quebra-Gelo: Qual é o animal que você sabe imitar?
3- Versículo para Memorizar: “…quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna…”Jo 5:24.
4- Referência Bíblica: 1 Samuel 3:1-20
5- Mensagem: Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o Senhor. Naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras. Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. Então o Senhor Deus chamou: — Samuel, Samuel! — Estou aqui! — respondeu ele. Então correu para onde Eli estava e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou.Então o Senhor Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: — Eu não chamei você, filho. Volte para a cama. Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele. Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o Senhor quem estava chamando o menino e ordenou: — Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama. Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: Samuel, Samuel! — Fala, pois o teu servo está escutando! Respondeu Samuel. E o Senhor disse: Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado. Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que havia tido. Mas Eli o chamou: Samuel, meu filho! Estou aqui! respondeu ele. O que foi que Deus lhe disse? perguntou Eli. Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente se você não me contar tudo o que ele disse. Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: — Ele é Deus, o Senhor. Que ele faça tudo o que achar melhor! E Samuel cresceu. O Senhor estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Assim todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do Senhor.
6- Aplicação: Nas primeiras vezes que Deus chamou Samuel, ele não reconheceu a voz, e pensou que fosse Eli, chamando-o. Mas depois, passou a reconhecer a voz de Deus e ouvia- O atentamente, e como profeta entregava a mensagem de Deus ao povo. Deus deseja também falar com você a cada dia, e revelar a vontade dele pra sua vida e pra sua família. Quanto mais tempo você passar em oração com o Senhor, em momentos de silêncio, mais você terá facilidade para reconhecer a Sua voz. E você será abençoado, ao ouvir e obedecer a tudo quanto Ele te ordenar. Atividade: Brincadeira: “ Cabra-Cega” – Sugestões: 1º) Vendar os olhos de uma criança, ela terá que reconhecer a voz de uma criança, se acertar, a outra criança passa a ser a “cabra-cega”, se errar, continua com os olhos vendados. 2º ) A criança fica com os olhos vendados segurando um objeto, (pode ser uma bola), e as outras crianças tentam tocar no objeto, se a criança “cabra-cega”conseguir pegar a criança que tocou no objeto e adivinhar seu nome, a criança que foi pega se torna a “cabra-cega.”




Boas Maneiras Na Casa De Deus



A Casa de Deus, um lugar sagrado, tem sido alvo de muitos distúrbios; e grande parte da responsabilidade destas desordens recai sobre nós, educadores cristãos.
Muitas igrejas procuram uma alternativa para atenuar os problemas, especialmente durante os Cultos, quando todos se reúnem.
Os cristãos precisam de orientação sobre como se portar na Casa de Deus, o Rei dos reis. Somos mordomos de tudo: saúde, dinheiro, prédio, móveis, instrumentos musicais, tempo, vidas, enfim, de tudo o que Deus nos dá. Como mordomos é nosso dever cuidar bem de tudo e esta lição vai mostrar, especialmente às crianças , as Boas Maneiras Na Casa De Deus.
Esta lição sugere um versículo central e outros relacionados com cada verdade apresentada. Assim, você pode visualizar I Co 6.20, deixando-o afixado para ser lembrado em cada aula. Prepare-se em oração para ensinar esta lição e estimule seus alunos na memorização dos versículos e das Boas Maneiras.

Versículo Central: “Porque fostes comprados por preço. Agora pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” I Co 6.20

Para a criança salva, explique que Deus a comprou para Ele. Tudo o que compramos tem uma finalidade, por exemplo: roupas é para vestir, comida é para comer, sabão é para limpar, etc. Deus nos comprou e nos salvou do castigo do pecado, a morte eterna, para que nós O glorificássemos. Você sabe como glorificar a Deus em seu corpo? Nesta lição nós vamos aprender com 2 meninos como glorificar a Deus e ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS.
O versículo central pode ser usado para a apresentação do plano da salvação para a criança não salva: para isso explique : Deus pagou o preço para comprar você, mas é preciso aceitar esse pagamento, que é a morte de Jesus Cristo na cruz. Em I Co 15:3,4s: “Cristo morreu pelos pecados segundo as escrituras.”Os nossos pecados merecem um castigo: a Morte. E Jesus recebeu este castigo, morrendo por mim e por você. Ele pagou o preço que nós deveríamos pagar, pois somos pecadores. Pecado é tudo o que desagrada a deus; a Bíblia diz: “eu nasci na iniqüidade e em pecado me concebeu minha mãe” Sl 51:5. Desobedecer, brigar, duvidar de Deus, sentir raiva, e... são alguns exemplos de pecados; e ainda que nasceu em pecado e, por isso, é pecador como eu, também. Jesus, sendo perfeito, não merecia morrer, mas Ele fez isso para provar que Deus ama você quer perdoar o seu pecado. Jesus pode salvar você porque venceu a morte. Ele está vivo e hoje pode ser o seu salvador. Rm 6.23 diz que “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.” DOM GRATUITO é presente, é de graça. Você quer receber o Senhor Jesus Como o seu único Salvador? Então abaixe a sua cabeça e fale com Jesus, assim: “Querido Jesus, eu reconheço que sou pecador e creio que o Senhor morreu na cruz para me salvar. Eu quero que o Senhor venha em minha vida e perdoe o meu pecado; quero que o Senhor seja o meu único salvador. Obrigada, amém.”
(Professor, procure verificar após a aula, a decisão feita pela criança que orou recebendo a Jesus como Salvador: para isso, providencie aconselhamento.)


A Lição

Zeca e Juca são dois meninos que freqüentam a igreja todos os domingos e até as reuniões semanais. Zeca é um menino comportado que ajuda as criança salvas a terem um bom comportamento na casa de Deus. Juca representa as crianças que, mesmo tendo recebido a Jesus como salvador, demonstram péssimo comportamento na igreja.
Vamos usar esta figura(mostrar o rosto alegre)para representar o Zeca e esta outra(mostrar o rosto triste), quando mencionarmos o Juca. Em cada situação você vai descobrir como glorificar a Deus com o seu corpo.


Pés

Juca esta apressado. Ele se atrasou para chegar à igreja, e ainda quis bber água antes de entrar na classe. Juca esta se lembrando da campanha de pontualidade e quer chegar a tempo; por isso, acaba correndo pelos corredores, pensando que é a única pessoa no prédio. Desta forma Juca quase derruba uma criança pequena e assusta os mais idosos. Zeca jáestá na classe quando a campainha toca avisando que a aula vai começar. Ele procura chegara tempo de ir ao banheiro e beber água para não sair durante a aula. Zeca sabe que a escola Dominical é importante para a sua vida e por isso vem calmamente para a igreja. Zeca é um bom corredor, mas deixa sua corrida para a pista de atletismo da escola e para a hora do futebol.
Correr é bom, crianças, mas deve ser no lugar certo. Na igreja, a casa de Deus, os nossos pés devem andar silenciosamente.
Vamos aprender Ec 3:1 (Professor, oriente seus alunos na leitura deste versículo: uma vez você, outra vez todos, depois só os meninos, seguidos das meninas e assim por diante).
Vamos agora descobrir como glorificar a Deus com o nosso corpo. (Incentive seus alunos a participarem dando a respostas que é: Andar na casa de Deus). Isso mesmo, descobrimos que a casa de Deus é lugar para os nossos pés andarem silenciosamente.
Juca colocou os pés no banco; acabou sujando e arranhando a madeira, estragando a pintura nova. Juca sabia que aqueles bancos eram para todos se sentarem e nunca para colocar os pés, mesmo se eles não sujassem ou arranhassem. Juca é muito descuidado e com seus pés esta destruindo ao invés de cuidar da casa de Deus.
Zeca, entretanto, é cuidadoso na casa de Deus. Ele ajuda a professora a colocaras coisa no lugar, recolhe o lixo espalhados e, durante a aula, procura se sentar direito, com os pés no chão, para não atrapalhar ninguém. Ele sabe que os móveis da igreja pertencem ao Senhor e são as pessoas (jovens, adultos e crianças) que devem ser cuidadosos com tudo. Há pessoas escaladas para tocarem os instrumentos, manejarem o som e Zeca fica só olhando o trabalho de cada um.Quando crescer e souber, ele também poderá ajudar.
Zeca fica tão atento ao programa da igreja, seja na escola Dominical ou no culto, que nem vê o tempo passar; Ele gosta de estar na casa de Deus, mas o Juca! Nunca está contente. Mexe-se no banco, sai do lugar, até parece que tem formigas incomodando seus pés.



Mãos

Juca chega atrasado para o culto e sentou-se perto de Zeca, que segurava a Bíblia aberta enquanto a leitura estava sendo feita. Juca quis saber onde estavam lendo e abriu sua Bíblia, mas onde ficava o livro de Daniel? Pensava enquanto mexia rapidamente nas folha. Juca não achou o texto e resolveu folhear o hinário. Na verdade aqueles livros não pertenciam a Juca; eram da igreja, e como Juca sempre esquecia de trazer os deles, pegava os que ficavam para os visitantes. Juca mexia nas folhas de um jeito que fazia “orelhas” nas páginas.
Zeca terminou de ler sua Bíblia e fechou com cuidado; ao abrir seu hinário, virou as páginas com cuidado e logo encontrou o hino anunciado. Ao seu lado, Juca continuava procurando, pois não tinha prestado atenção e confundira o número; todos cantam e Juca interrompe Zeca para saber o número do hino.
Chegou a hora do ofertório e Juca fez um barulhão com as moedas que tinha trazido; parecia que ele desejava que todos soubessem que tinha dinheiro em suas mãos.
Zeca sabia que entregar a oferta durante o culto era parte da adoração ao Senhor. Zeca reconhecia que Deus era o Senhor Todo poderoso, dono de tudo; a oferta era uma demonstração de seu amor para Deus e não uma amostra para os outros e por isso, Zeca colocava sua oferta com cuidado. Suas mãos estavam sempre prontas para glorificar ao senhor e isto envolvia ajudar aos outros na igreja, em casa, na escola, em qualquer lugar.
O nosso versículo é: “...e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” Sl 141:2b.



Olhos

Juca fica tão desatento na Casa de Deus que não ouve o Pastor dizer que é tempo de todos orarem. Seus olhos ficam abertos, observando as flores no vaso, a cor da camisa do Sr. Pedro, e finalmente vê que todos estão de olhos fechados. Ele sabe que isso significa oração, mas nem se importa e ainda pensa:
- Que oração mais comprida! Não acaba nunca!
Juca resolve então ver uma revistinha dentro da igreja e na hora do culto.
Zeca, entretanto, está de olhos fechados acompanhando a oração e no final diz: “Amém”, porque ele acompanha todas as palavras. Zeca sabe que orar é falar com Deus e fechar os olhos é para prestar melhor atenção no Senhor, pois Ele é Espírito, invisível.
Podemos orar em qualquer lugar, mas na igreja de um modo especial.Imagine você indo na casa de alguém e voltando para sua casa sem ter falado com aquela pessoa? Pois é assim que Juca tem feito e muitas crianças fazem.
O versículo nos diz que Deus vê tudo e ouve as nossas orações ou súplicas. Vamos abrir as nossas Bíblias em I PE 3:12 e ler atentamente. (Professor, oriente seus alunos a lerem e entenderem o versículo). Vamos decorar este versículo e, quando você estiver orando e sentir vontade de abrir os olhos ou pensar em outro assunto, repita o versículo; estou certo de que você terá vitória e boas maneiras na igreja.



Ouvidos

Os ouvidos de Juca andam tão distantes! Apesar de estar na igreja ele não ouve as orações que são feitas, não presta atenção nos avisos nem no texto a ser lido; e quando um hino é anunciado, ele não ouve. Por isso, Juca sempre interrompe as pessoas que estão a seu lado para perguntar alguma coisa. Juca não tem educado seus ouvidos para ouvirem a voz de Deus e quando o inimigo sopra alguma mentira ele acredita; por exemplo, o inimigo diz: “Você é um menino muito ocupado e precisa descansar; para que ler a Bíblia em casa, antes de dormir?”Assim, Juca não ouve a Palavra de Deus na igreja e nem em sua casa. É por isso que ele vive triste e desanimado.
Zeca gosta das orações na igreja; nem sempre ele entende as palavras que os adultos usam quando oram, mas ele sabe que Deus entende e está ouvindo. Zeca acompanha tudo na casa de Deus porque ama ao Senhor e quer conhecê-lo melhor, por isso, Zeca abre com cuidado sua Bíblia e acompanha a leitura. Ele sabe também que Deus fala com as pessoas através da Bíblia e que o inimigo quer nos enganar com suas sugestões. Em casa, Zeca separa tempo para ler a Bíblia todos os dias, pois aprendeu com a leitura em I SM 1:1-14 que Deus falou com o menino Samuel.
Crianças, a Bíblia é a palavra de Deus e quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco.
O versículo para decorar é: “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve”- I SM 3:9




Boca

As Boas Maneiras que estamos aprendendo ajudam a termos um comportamento que agrada a Deus em Sua casa, mas em qualquer lugar onde se reúne o povo de Deus elas são recomendáveis.
Juca tem ouvido algumas sugestões do inimigo de Deus e infelizmente, dado atenção a elas. Satanás não gosta que agrademos ao Senhor e muitas crianças vêm à casa de Deus, mas estão desagradando ao Senhor com seu comportamento.
A boca é uma parte do corpo que muito desagrada a Deus ao invés de glorificá-lo. Com ela nós mentimos, falamos palavrão, fofoca, etc.
Juca ainda não aprendeu a controlar sua boca na Casa de Deus e fala alto quando deveria ficar calado. Na hora de cantar ele se atrapalha com o hinário e depois diz: “Não conheço este hino; não vou cantar.” Pega então uma caneta e começa a desenhar.
Zeca gosta muito de cantar, principalmente os hinos que falam sobre Deus, como “Santa, Santo, Santo, Deus onipotente”. Zeca sabe que Deus é Santo e nós pecadores. Através de Jesus Cristo podemos nos aproximar do Senhor e louvá-lo.
Com a boca Zeca pode orar em voz alta e contar de Jesus para seus coleguinhas; desta forma, ele pode glorificar Deus com seu corpo.
O que você descobriu com Juca e Zeca? Sim, que a nossa boca é parte do corpo que foi comprado para glorificar a Deus. A boca que costuma CANTAR LOUVORES A DEUS esta agradando ao Senhor O versículo é: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor está sempre nos meus lábios” Sl 34:1
Zeca quer sempre agradar a Deus, glorificando-o em seu corpo.
Ele sabe que ninguém é perfeito, todos são pecadores, mas os que receberam o Senhor Jesus como salvador lhe pertencem e o próprio Jesus dá forças para o salvo glorificá-lo.
Você, criança, e eu, somos pecadores, mas se você tem Jesus como Salvador pode se lembrar desta verdade: Ele está sempre com você e lhe da forças para glorificá-lo em seu corpo. Deus quer que você o glorifique, cantando-lhe louvores com sua boca


Como tem sido o seu comportamento na Casa de Deus? Eu não posso ver o que vocês fazem na igreja porque sou humano e só posso estar em um único lugar cada vez, mas Deus está em todo o lugar e vê tudo. Deus é quem lhe dá vida e saúde; Ele ficará muito contente com suas BOAS MANEIRAS em Sua casa. Você ama ao Senhor? Quer agrada-lhe? Então repita essas BOAS MANEIRAS só para você e observe como se comporta na igreja. Lembre-se de que Jesus está sempre com você que já O aceitou com salvador, mas se você ainda não O convidou para entrar na sua vida, para perdoar seu pecado, Jesus não é o seu Salvador e você está separado de Deus. (continue o convite para a criança não salva, dando-lhe oportunidade para receber Jesus como Salvador).
Vamos terminar com uma oração.
(Mas volte sempre a este assunto, professor, pois somente com a repetição é que as crianças assimilarão as idéias. Observe o comportamento de seus alunos na Casa De Deus, seja durante a aula ou nos cultos)


**************

Entre nós professores:
Deus nos tem confiado o bem mais valioso; somos mordomos das vidas de nossos alunos. As crianças são inteligentes e capazes de terem um bom comportamento na casa de Deus e em qualquer lugar. O que lhes tem faltado são professores e pais que disponham de tempo e persistência para oriente-las, orar por elas e com elas e gastar tempo para aconselhá-las.



“A Conversão de Paulo”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana, ore com elas )

2- Louvor / Adoração  ( cante uma ou 2 musicas com elas)

5- Objetivo: Levar as crianças a entenderem que Deus é bom e perdoa todo tipo de pecado quando nos arrependemos .

6- Quebra-Gelo: Para qual lugar ou cidade você gostaria de viajar nestas férias?

7- Versículo para Memorizar: “Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, ” Salmos 86: ( se possível faça uma lembrancinha com este versículo ex. marcador de pagina)

8- Referência Bíblica: Atos 9:1-22

9-Mensagem: Saulo não parava de ameaçar de morte os seguidores do Senhor Jesus. Ele foi falar com o Grande Sacerdote e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco. Com esses documentos Saulo poderia prender e levar para Jerusalém os cristãos que moravam ali, tanto os homens como as mulheres. Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? — Quem é o senhor? — perguntou ele. A voz respondeu: — Eu sou Jesus, aquele que você persegue. Mas levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer. Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. Ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada. Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: — Ananias! Ele respondeu: — Aqui estou, Senhor! E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo. Ananias respondeu: — Senhor, muita gente tem me falado deste homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os Cristãos. E agora ele veio aqui para prender todos os que te adoram. Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa. Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo. No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes. Saulo ficou alguns dias com os Cristãos em Damasco. E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo: — Jesus é o Filho de Deus. Todos os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam: — Não é este o homem que em Jerusalém estava matando os Cristãos? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes?

Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas. E as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias eram tão fortes, que os judeus que moravam em Damasco ficavam calados, sem ter o que dizer.

10- Aplicação: Saulo era um perseguidor de cristãos, o seu desejo era prendê-los e até matá-los, mas um dia a bondade de Deus o alcançou e ele pode ver o grande amor de Deus através do seu filho Jesus, que o resgatou e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus. Assim o Senhor Jesus faz hoje na nossa vida quando nos arrependemos dos nossos pecados Ele nos perdoa e nos chama de seus filhos e nós devemos fazer como Paulo ensinar a Palavra de Deus a todas as pessoas.


11- Atividade: Líder faça dois grupos,escolha uma criança de cada grupo, depois coloque um objeto em um determinado lugar da sala, coloque uma venda nos olhos de uma criança de cada grupo ( uma por vez) e rode ela uma vez, depois com a ajuda do grupo ela deve achar o objeto na sala. ( Ex. mande ela mais para a direita, mais para a esquerda,na frente, etc…). Depois deixe que elas compartilhem como foi ficar sem enxergar por um tempo, assim como Paulo ficou, ele dependeu de Jesus para enxergar o verdadeiro caminho.


A Igreja de Antioquia”

1-  Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana ore com ela).

2- Louvor / Adoração



5- Objetivo: Levar as crianças a entenderem que não devem se parecer com as pessoas do mundo, como cantores, personagens das novelas, etc., mas que devem seguir o exemplo de Cristo.



6- Quebra-Gelo: Com quem você acha que é mais parecido, com seu pai ou com a sua mãe e por quê?



7- Versículo para Memorizar: “Paulo disse: Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.” I Coríntios 11:1



8- Referência Bíblica: Atos 11: 19-30



9-Mensagem: Os seguidores de Jesus foram espalhados pela perseguição que havia começado com a morte de Estevão. Alguns foram até a região da Fenícia, a ilha de Chipre e a cidade de Antioquia e anunciavam a palavra de Deus somente aos judeus. Mas outros, que eram de Chipre e da cidade de Cirene, foram até Antioquia e falaram também aos não-judeus, anunciando a eles a boa notícia a respeito do Senhor Jesus. O poder do Senhor estava com eles, e muitas pessoas creram e se converteram ao Senhor. Essas notícias chegaram à igreja de Jerusalém, que resolveu mandar Barnabé para Antioquia. Quando chegou lá e viu como Deus tinha abençoado aquela gente, Barnabé ficou muito alegre. E animou todos a continuarem fiéis ao Senhor, de todo o coração. Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muitos se converteram ao Senhor. Depois Barnabé foi até a cidade de Tarso a fim de buscar Saulo. Quando o encontrou, ele o levou para Antioquia. Eles se reuniram durante um ano com a gente daquela igreja e ensinaram muitas pessoas. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos. Naquele tempo alguns profetas foram de Jerusalém para Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, pelo poder do Espírito Santo, anunciou: — Haverá uma grande falta de alimentos no mundo inteiro. Isso aconteceu quando Cláudio era o Imperador romano. Então os cristãos resolveram mandar ajuda aos irmãos que moravam na região da Judéia, e cada um deu de acordo com o que tinha. E mandaram o dinheiro por meio de Barnabé e Saulo, para que eles o entregassem aos presbíteros da igreja.

10- Aplicação: Graças a alguns missionários que resolveram pregar a palavra de Jesus aos não-judeus de Antioquia (explique para as crianças que naquela época só se pregava da salvação de Jesus aos Judeus) muitas pessoas se converteram e foram chamados pela primeira vez de Cristãos, que significa “parecido com Cristo”. O povo da cidade de Antioquia tinha um coração generoso e ajudavam uns aos outros e por isso Deus os abençoou muito e no momento mais difícil da Igreja de Jerusalém, quando havia muita fome eles uniram-se e enviaram dinheiro para ajudar os lideres mais antigos. Como o povo de Antioquia devemos nos parecer com Cristo e não com as pessoas do mundo, como cantores, artistas de novela, etc. Devemos cuidar uns dos outros, assim como Cristo cuida de nós.



11- Atividade: Brinque com as crianças de siga o mestre, faça um circulo e cada um vai fazendo um gesto diferente (como imitar um bicho ou outra coisa) e todos devem imitar o mestre. Todas as crianças devem fazer um gesto.


“A prisão de Paulo e Silas”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana ore com elas).



2- Louvor / Adoração



5- Objetivo: Levar as crianças a entenderem que devem louvar a Deus mesmo nos momentos difíceis, pois Deus ouvirá e Ele trará a nossa vitoria!



6- Quebra-Gelo: Descreva sua semana em cores ( Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo)



7- Versículo para Memorizar: Eu clamo ao SENHOR pedindo ajuda, e ele me salva dos meus inimigos. Louvem o SENHOR! ( 2 Samuel 22:4)



8- Referência Bíblica: Atos 16:16 – 36



9-Mensagem: Certo dia, quando Paulo e Silas estavam indo para o lugar de oração, veio ao nosso encontro uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia. A moça começou a nos seguir, gritando assim: — Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem ser salvos! Ela fez isso muitos dias. Por fim Paulo se aborreceu, virou-se para ela e ordenou ao espírito: — Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu mando que você saia desta moça! E, no mesmo instante, o espírito saiu. Quando os donos da moça viram que não iam poder mais ganhar dinheiro com as adivinhações dela, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram até a praça pública, diante das autoridades. Eles os apresentaram às autoridades romanas e disseram: — Estes homens são judeus e estão provocando desordem na nossa cidade. Estão ensinando costumes que são contra a nossa lei. Nós, que somos romanos, não podemos aceitar esses costumes. Aí uma multidão se ajuntou para atacar Paulo e Silas. As autoridades mandaram que tirassem as roupas deles e os surrassem com varas. Depois de baterem muito neles, as autoridades jogaram os dois na cadeia e deram ordem ao carcereiro para guardá-los com toda a segurança. Depois de receber essa ordem, o carcereiro os jogou numa cela que ficava no fundo da cadeia e prendeu os pés deles entre dois blocos de madeira. Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam. De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram. Aí o carcereiro acordou. Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido. Então puxou a espada e ia se matar, mas Paulo gritou bem alto: — Não faça isso! Todos nós estamos aqui! Aí o carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas. Depois levou os dois para fora e perguntou: — Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa. Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da surra que haviam levado. Logo depois ele e todas as pessoas da sua casa foram batizados e ficaram cheios de alegria porque agora criam em Deus. Quando amanheceu, as autoridades romanas mandaram alguns policiais com a seguinte ordem para o carcereiro: “Soltem esses homens.” Então o carcereiro disse a Paulo: — As autoridades mandaram soltá-los. Podem ir embora em paz.



10- Aplicação: Paulo e Silas repreenderam o espírito maligno que estava na mulher que fazia com que ela adivinhasse o futuro, porque ela ficava zombando deles e por este motivo foram presos e apanharam injustamente, mas eles não ficaram reclamando, começaram a orar e louvar a Deus e os outros presos ficaram ouvindo e Deus operou um milagre e até o carcereiro e sua família foram salvos e eles foram libertos, quando nós não reclamamos dos problemas e sim oramos e louvamos a Deus, o milagre de Deus acontece e muitas pessoas da nossa família serão salvas pelo nosso testemunho.



11- Atividade: Brinque com as crianças de mímica, escreva ou desenhe  em pedaços de papeis algo que deve ser imitado, como por exemplo: um bicho ou coisas como carro, bicicleta, bola, etc, e faça dois grupos e entregue alguns para cada grupo o que acertar mais ganha a brincadeira, se possível de um saquinho com algumas balas para os vencedores e uma bala para cada participante do outro grupo.



“O Deus desconhecido”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana ore com elas).



2- Louvor / Adoração



5- Objetivo: Líder leve as crianças a compreenderem que só existe um Deus verdadeiro e que deve ser adorado, que é Jesus Cristo o nosso Salvador.



6- Quebra-Gelo: Você lembra de alguma oração que você fez e Jesus atendeu, qual foi o pedido e a resposta?



7- Versículo para Memorizar: ”Porque nele (no Senhor) vivemos, e nos movemos, e existimos. Atos 17:28



8- Referência Bíblica: Atos 17:16 a 34



9-Mensagem: Enquanto estava esperando Silas e Timóteo em Atenas, Paulo ficou revoltado ao ver a cidade tão cheia de ídolos. Ele ia para a sinagoga todos os dias e ali falava com todas as pessoas na praça pública. Alguns professores discutiam com ele e perguntavam: — O que é que esse ignorante está querendo dizer? Outros comentavam: — Parece que ele está falando de deuses estrangeiros. Diziam isso porque Paulo estava anunciando Jesus e a ressurreição. Então eles o levaram a uma reunião da Câmara Municipal e disseram: — Gostaríamos de saber que novo ensinamento é esse que você está trazendo para nós. Pois você diz algumas coisas esquisitas, e nós gostaríamos de saber o que elas querem dizer. Então Paulo ficou de pé diante deles, na reunião da Câmara Municipal, e disse: — Atenienses! Vejo que em todas as coisas vocês são muito religiosos. De fato, quando eu estava andando pela cidade e olhava os lugares onde vocês adoram os seus deuses, encontrei um altar em que está escrito: “AO DEUS DESCONHECIDO”. Pois esse Deus que vocês adoram sem conhecer é justamente aquele que eu estou anunciando a vocês. Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. E também não precisa que façam nada por ele, pois é ele mesmo quem dá vida, respiração e tudo mais a todas as pessoas. De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus já tinha preparado os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá. Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo, embora ele não esteja longe de cada um de nós. Porque, como alguém disse: “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” E alguns dos poetas de vocês disseram: “Nós também somos filhos dele.” E, já que somos filhos dele, não devemos pensar que Deus é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra, feito pela arte e habilidade das pessoas. No passado Deus não levou em conta porque vocês não sabiam a verdade. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados. Pois ele marcou o dia em que vai julgar o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou esse homem. (líder explique que esse homem é Jesus) Quando ouviram Paulo falar a respeito de ressurreição, alguns riram dele, mas outros disseram: — Outro dia queremos ouvir mais dessa palavra. Então Paulo foi embora dali. Mas algumas pessoas creram e se juntaram a ele. Entre essas estavam Dionísio, que era membro da Câmara Municipal, uma mulher chamada Dâmaris e mais outras pessoas.



10- Aplicação: Paulo aproveitou que os Atenienses tinham feito um lugar para adorar um Deus que eles não conheciam e falou para eles que aquele lugar era do Deus dele e os ensinou sobre Jesus Cristo, sua vida, morte e Ressurreição e que se somos seus filhos então ele parece conosco e não com uma estátua de ouro, prata ou qualquer outra coisa e alguns riram dele, mas outros aceitaram Jesus como seu salvador, entenderam que só existe um Deus verdadeiro, que é Jesus, nós também temos que entender que Deus não morar em estátuas feitas por mão de homens e sim no nosso coração.



11- Atividade: Líder brinque de estátua com suas crianças, coloque uma música bem alegre e de repente desligue a música e eles devem ficar estáticos aquele que rir ou se mexer primeiro sai da brincadeira até ficar um só que será o vencedor.



O Naufrágio de Paulo

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana ore com eles).



2- Louvor / Adoração



5- Objetivo: Mostrar as crianças que Deus nunca desampara os seus filhos, que às vezes passamos por momentos difíceis, mas Deus tem propósito em todas as coisas.



6- Quebra-Gelo: Você tem medo morrer? Por quê? (líder explique para as crianças que quem tem Cristo no coração não tem medo de morrer, pois confia em Deus).



7- Versículo para Memorizar: “Pois sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,…” (Rom.8:28)



8- Referência Bíblica: Atos 27



9-Mensagem: Em uma das viagens de Paulo como missionário, ele foi preso e o mandaram de navio para a Itália, mas Paulo entendia que isso era a vontade de Deus. Quando ele entrou no barco disse para o chefe dos guardas que a viagem era perigosa e que além de poder perder a carga que estavam levando, poderiam perder suas vidas, mas o chefe não acreditou em Paulo., e seguiram a viagem. De repente um vento forte veio e começou a empurrar o barco para onde ele queria. Os marinheiros ficaram com muito medo e achando que iam morrer. Paulo falou que ele tinha avisado que não saíssem do porto que era perigoso, mas agora eles deviam confiar que o Deus que Paulo servia não ia deixar que ninguém morresse e que ficassem calmos porque nenhuma vida se perderia. Depois de alguns dias, mais ou menos à meia-noite, os marinheiros começaram a sentir que estávamos chegando perto da terra. Então jogaram no mar uma corda com um peso na ponta e viram que a água ali tinha trinta e seis metros de fundura. Mais adiante tornaram a medir, e deu vinte e sete metros. Eles ficaram com muito medo de que o navio fosse bater contra as rochas, e oraram para que amanhecesse logo. Aí os marinheiros tentaram escapar do navio. Baixaram o bote no mar, fingindo que iam jogar âncoras da parte da frente do navio. Então Paulo disse ao oficial romano e aos soldados: — Se os marinheiros não ficarem no navio, vocês não poderão se salvar. Aí os soldados cortaram as cordas que prendiam o bote e o largaram no mar. De madrugada Paulo pediu a todos que comessem alguma coisa e disse: — Já faz catorze dias que vocês estão esperando e durante este tempo não comeram nada. Agora comam alguma coisa, por favor. Vocês precisam se alimentar para poder continuar vivendo. Pois ninguém vai perder nem mesmo um fio de cabelo. Em seguida Paulo pegou pão e deu graças a Deus diante de todos. Depois partiu o pão e começou a comer. Então eles ficaram com mais coragem e também comeram. No navio éramos ao todo duzentas e setenta e seis pessoas. Depois que todos comeram, jogaram o trigo no mar para que o navio ficasse mais leve. Quando amanheceu, os marinheiros não reconheceram a terra, mas viram uma baía onde havia uma praia. Então resolveram fazer o possível para encalhar o navio lá. Eles cortaram as cordas das âncoras, e as largaram no mar, e desamarraram os lemes. Em seguida suspenderam a vela do lado dianteiro, para que pudessem seguir na direção da praia. Mas o navio bateu num banco de areia e ficou encalhado. A parte da frente ficou presa, e a de trás começou a ser arrebentada pela força das ondas. Os soldados combinaram matar todos os prisioneiros, para que nenhum pudesse chegar até a praia e fugir. Mas o oficial romano queria salvar Paulo e não deixou que fizessem isso. Pelo contrário, mandou que todos os que soubessem nadar fossem os primeiros a se jogar na água e a nadar até a praia. E mandou também que os outros se salvassem, segurando-se em tábuas ou em pedaços do navio. E foi assim que todos chegamos à terra sãos e salvos.



10- Aplicação: Paulo passou por uma grande dificuldade, quando ele foi preso, o levaram de navio para outra cidade e seu navio afundou, mas ele não temeu, confiou em Deus e nenhum mal aconteceu a ele e a todos que estavam no barco e todos creram no Deus de Paulo. Às vezes coisas ruins acontecem conosco também e podemos ficar com medo e nós podemos pensar que Deus não está vendo, que estamos sozinhos, mas nada escapa dos olhos de Deus e tudo o que acontece conosco contribui para o nosso bem, mesmo que no primeiro momento pareça ruim, mas depois veremos que foi para o nosso bem. Pois Deus nunca nos deixa só e todas as coisas contribuem para o nosso bem.


11- Atividade: Use uma bexiga para as crianças enxerem dizendo os medos delas, cada vez que ela assopra a bexiga fala um medo, depois orem quebrando todos os medos e estourem as bexigas como um ato profético, para que todo o medo vá embora.












1- Objetivo: Ensinar as crianças que Jesus tem poder para fazer tudo o que pedimos ou buscamos.



2- Quebra-Gelo: Você já ajudou alguém que estava doente? (orou por ela, levou ao médico, deu remédio?…)



3- Versículo para Memorizar: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta.” Mateus 7:7



4- Referência Bíblica: Marcos 2:1-12



5- Mensagem: Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que Ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: —Meu filho, os seus pecados estão perdoados. Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!” No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: —Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: —Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: —Nunca vimos uma coisa assim!



6- Aplicação: Todos naquela época sabiam dos feitos de Jesus, por isso Ele sempre vivia rodeado por pessoas que precisavam de cura, libertação, ou que simplesmente gostavam de ouvir os seus ensinamentos. Nesse dia em Cafarnaum, a casa onde Jesus estava tinha tanta gente que ninguém mais conseguia entrar ali. O paralítico ou os seus amigos poderiam ter desistido, poderiam deixar para um dia que não tivesse tanta gente cercando o mestre, mas eles tinham certeza de que, se Jesus simplesmente ordenasse, a cura aconteceria. Jesus viu disposição e fé naqueles homens e fez com que naquele dia o paralítico voltasse andando para casa. Creia nisso criança! Você é filho de Deus como Jesus, você também tem poder de orar pelas pessoas para que elas sejam curadas, por isso comece desde já, Deus pode usar as suas mãos para levar cura aos que necessitam!



7- Atividade: Faça um momento de oração com as crianças. Primeiro ore por todas elas, uma a uma, ministrando unção de cura para que elas possam orar por outras pessoas enfermas com ousadia e coragem sabendo que Deus vai usá-las como usou a Jesus. Depois pergunte se alguma delas tem alguma doença ou algum parente que precise de cura, ore junto com elas declarando com fé a cura para essas pessoas! Nõa desista, seja persistente!



Líder repita o versículo com as crianças.



“Paulo e Elimas, o mágico”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana ,ore com elas).



2- Louvor / Adoração



5- Objetivo: Levar as crianças a entender em que nossa fé em Deus aumenta quanto mais nós ouvimos e lemos a palavra de Deus.



6- Quebra-Gelo: O que você gostaria de ser quando crescer? Por quê?



7- Versículo para Memorizar: Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Rom. 10:17)



8- Referência Bíblica: - Atos 13:4 a 12



9-Mensagem: Barnabé e Saulo, tendo sido enviados pelo Espírito Santo, foram até a cidade de Selêucida e dali embarcaram para a ilha de Chipre. Quando chegaram à cidade de Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas. E eles tinham João Marcos para ajudá-los no trabalho missionário. Eles atravessaram toda a ilha, chegando até a cidade de Pafos. Ali encontraram um judeu que era mágico e falso profeta, chamado Barjesus. Ele era amigo de Sérgio Paulo, o governador da ilha, que era um homem muito inteligente. O Governador mandou chamar Barnabé e Saulo, pois queria ouvir a palavra de Deus. Mas o mágico Elimas (este é o nome dele em grego) era contra os apóstolos. Ele não queria que o Governador aceitasse a fé cristã. Então Saulo, também conhecido como Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: — Filho do Diabo! Inimigo de tudo o que é bom! Homem mau e mentiroso! Por que é que você não pára de torcer o verdadeiro ensinamento do Senhor? Agora escute! O Senhor vai castigá-lo. Você ficará cego e não verá a luz do sol por algum tempo. No mesmo instante Elimas sentiu uma nuvem escura cobrir os seus olhos e ele começou a se virar para todos os lados, procurando alguém que o guiasse pela mão. Quando o Governador viu isso, creu e ficou muito admirado com os ensinamentos a respeito do Senhor Jesus.

10- Aplicação: o Governador Sergio Paulo quase foi enganado pelo mágico Elimas, mas quando Paulo e Barnabé começaram a pregar e Elimas tentou atrapalhar Paulo que estava cheio do Espírito Santo foi usado para impedir e Elimas sofreu um castigo de ficar cego por alguns dias. As pessoas que não conhecem a Deus estão cegas e não crêem em Jesus, foi isso que Paulo quis mostrar para Elimas e o Governador, depois disso o governador creu na palavra de Deus que Paulo e Barnabé haviam pregado a ele, quanto mais ouvimos e lemos a palavra de Deus mais difícil fica de sermos enganados por falsos profetas e mais a nossa fé cresce no Senhor Jesus e nos seus milagres.

11- Atividade: Vamos brincar de batata quente, elabore perguntas sobre a lição, faça uma roda e comece a brincadeira e quando queimar você faz a pergunta para a criança que parou nela e se ela acertar você deixe que ela continue na roda e se ela errar saia da roda. Assim eles vão fixar melhor a lição, através do ouvir as respostas uns dos outros.

12- Comunhão / Encerramento



“Paulo e o menino que caiu da janela”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana, ore com elas).

2- Louvor / Adoração

5- Objetivo: Levar as crianças a entender que devemos estar sempre atentos a Palavra de Deus e que muitos estão dentro da igreja, mas dormem espiritualmente, por isso se desviam do caminho de Jesus.

6- Quebra-Gelo: Você já caiu de algum lugar? De onde? E você se machucou?

7- Versículo para Memorizar: “Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair…” (I Coríntios 10: 12)

8- Referência Bíblica: Atos 20: 6-12

9-Mensagem: Depois da Festa dos Pães sem Fermento, Paulo e seus discípulos foram para a cidade de Filipos. Cinco dias depois eles se encontraram com os irmãos em Trôade e ficaram ali uma semana. No sábado à noite eles se reuniram com os irmãos para partir o pão. Paulo falou nessa reunião e continuou falando até a meia-noite, pois ia viajar no dia seguinte.

Havia muitas lamparinas acesas na sala onde eles estavam reunidos, a qual ficava no terceiro andar da casa. Um moço chamado Êutico estava sentado numa janela.

E, como Paulo continuasse falando durante muito tempo, o sono do moço foi aumentando.

De repente, ele dormiu e caiu da janela. Quando o levantaram, estava morto. Então Paulo desceu, abaixou-se, abraçou o moço e disse: — Não se assustem, pois ele está vivo. Em seguida Paulo subiu de novo, partiu o pão e comeu. Falou ainda muito tempo, até de manhã, e depois foi embora. Aí levaram o moço, vivo, para a casa dele, e isso os deixou muito animados.

10- Aplicação: Êutico era um jovem rapaz que estava cansado e com sono sentou-se em uma janela para ouvir Paulo pregar, e acabou dormindo, caiu da janela e morreu, mas Paulo foi até Êutico e o ressuscitou em Nome de Jesus! Nós, muitas vezes, estamos como Êutico, cansados de ir pra célula, que é um presente de Deus pra nós, não queremos ir pra igreja, e trocamos isso para irmos jogar bola, brincar com os amigos, correr na rua, assistir TV e esquecermos que temos um compromisso com Jesus de ouvir a sua palavra, e por isso podemos morrer como Êutico, não a morte física, mas morrer no nosso espírito, porque ele precisa do alimento de Deus que é a sua palavra, porque Jesus nos trouxe vida, mas temos que ficar firmes até o fim.

11- Atividade: Distribua revistas para as crianças e peça a elas para procurarem figuras que mostrem pessoas em lugares perigosos e que traga risco para vida delas e cole em uma cartolina como um cartaz de coisas que não devemos fazer por ser perigoso.