Brincadeiras para descontração
Animação
Há... Há... Há...
Essa brincadeira é muito divertida. Junta-se uma turma e é escolhido quem começa a brincadeira. O primeiro do jogo deve começar com um “Há...”; o segundo faz “Há... Há...”; o terceiro diz “Há... Há... Há...” e assim por diante. Ela se torna engraçada, ao passo que vai aumentando a quantidade de “Há...”. as pessoas têm por tendência rirem e são eliminadas da brincadeira, tendo que começar o jogo novamente. O ganhador é aquele que no final de dois, faça com que o outro ria.
Lenço risonho
Essa é uma brincadeira muito boa para se unirem várias pessoas, onde é escolhido um líder. Esse líder ficará no centro e os participantes em volta dele. Consiste em, a um sinal de silêncio, o líder jogar o lenço para cima e até que, o lenço caia no chão, todos do jogo deverão permanecer calados. O líder deverá colocar seu bom humor em ação. O engraçado desse jogo é que, todos se olham e cria-se um clima engraçado e há tendência para rir. Aquele que rir antes do lenço tocar o chão, deverá pagar uma prenda estabelecida pelos participantes.
Jogo de duas cores
O animador fica com dois pedaços de papel de cores distintas (de preferência vermelha e verde). Traça um risco à sua frente. E as pessoas ficam distantes, do outro lado do risco. À medida que o animador mostra a cor verde, as pessoas param. Ganha quem chegar em primeiro lugar quem chegar na linha traçada.
Jogo da Barra ou Bandeira
Dois grupos de, no mínimo, 5 pessoas. Faz-se um risco, separando-os em duas partes. Em cada lado, na parte bem atrás, traça-se um pequeno círculo onde é colocada a bandeira (pode ser um ramo de árvore, pedaço de tecido vermelho, etc.) Quem conseguir pegar a bandeira do adversário e correr para o seu lado sem ser tocado por algum dos elementos da equipe adversária, ganhará o jogo. Se, no ato de pegar a bandeira, alguém da equipe contrária toca-lo, diz: “está preso” E a pessoa fica imóvel nesse local. Porém, seus companheiros podem ir soltá-los, isto é, tocar nele, sem ser tocado pelos adversários e ambos correrem para o seu lado.
Relógios pulados
O animador colocará 5 ou 6 relógios à distância de 30 centímetros de cada um. Um participante (de olhos vendados) irá passar pelos relógios tendo o cuidado de não pisar ou tocar nos relógios.
Detalhe: Explica-se ao participante como será a brincadeira, só que ao vendar os olhos do participante, o animador retirará os relógios do chão sem que o participante perceba.
Troca-troca
Essa brincadeira é teatro puro. Chama-se um voluntário e sorteia-se o nome de uma das pessoas presentes. O papelzinho sorteado somente é mostrado ao voluntário. Esse por um período de 5 minutos, vai dizer e fazer coisas que caracterizam a pessoa representada. Os que estão assistindo terão de identificar a pessoa.
OBS: Essa é uma brincadeira para um grupo que já se conheça melhor.
Memória
Alguém diz: “Fui ao mercado e comprei bananas.”O seguinte diz: “ Fui ao mercado e comprei bananas e laranjas.” O outro diz: “ Fui ao mercado e comprei bananas, laranjas e leite.” E assim por diante, até que o número de coisas seja tão grande que a memória comece a falhar. Quem errar a ordem ou esquecer cai fora do jogo.
Carga elétrica
O animador solicita que um voluntário se retire da sala, onde todos estão sentados em forma circular. Na ausência do voluntário, o animador explica a brincadeira: uma pessoa é escolhida para ser a que está com a carga elétrica. Todos devem permanecer em absoluto silêncio enquanto o voluntário coloca as mãos nas cabeças para saber quem está com a carga elétrica. Quando o voluntário colocar na pessoa escolhida todos devem dar um grito, o mais alto possível. O voluntário tomará um susto que será a carga elétrica. O voluntário é chamado e o animador dará a ele a seguinte explicação: “ Um dos presentes tem uma carga elétrica. Fique bem concentrado e vá tocando os participantes cabeça por cabeça, para descobrir com quem está a carga elétrica. Assim que encontrar a pessoa, avise.” E o jogo se inicia.
Gato apaixonado
Chame um rapaz e uma moça como voluntários. Diga ao rapaz que ele deve conquistar a moça com miados de gato. A moça, no entanto não pode rir. O rapaz só conquistará a moça que não rir.
Rima
No grupo uma pessoa fala uma palavra. A pessoa seguinte dirá outra palavra que rime com essa. E assim, sucessivamente, até que alguém erre e pague uma prenda estipulada pelo grupo.
Exemplo: A primeira pessoa falou “-nobreza.”, a segunda dirá “_ Natureza.”, a terceira falará “_ Realeza”, etc
Há... Há... Há...
Essa brincadeira é muito divertida. Junta-se uma turma e é escolhido quem começa a brincadeira. O primeiro do jogo deve começar com um “Há...”; o segundo faz “Há... Há...”; o terceiro diz “Há... Há... Há...” e assim por diante. Ela se torna engraçada, ao passo que vai aumentando a quantidade de “Há...”. as pessoas têm por tendência rirem e são eliminadas da brincadeira, tendo que começar o jogo novamente. O ganhador é aquele que no final de dois, faça com que o outro ria.
Lenço risonho
Essa é uma brincadeira muito boa para se unirem várias pessoas, onde é escolhido um líder. Esse líder ficará no centro e os participantes em volta dele. Consiste em, a um sinal de silêncio, o líder jogar o lenço para cima e até que, o lenço caia no chão, todos do jogo deverão permanecer calados. O líder deverá colocar seu bom humor em ação. O engraçado desse jogo é que, todos se olham e cria-se um clima engraçado e há tendência para rir. Aquele que rir antes do lenço tocar o chão, deverá pagar uma prenda estabelecida pelos participantes.
Jogo de duas cores
O animador fica com dois pedaços de papel de cores distintas (de preferência vermelha e verde). Traça um risco à sua frente. E as pessoas ficam distantes, do outro lado do risco. À medida que o animador mostra a cor verde, as pessoas param. Ganha quem chegar em primeiro lugar quem chegar na linha traçada.
Jogo da Barra ou Bandeira
Dois grupos de, no mínimo, 5 pessoas. Faz-se um risco, separando-os em duas partes. Em cada lado, na parte bem atrás, traça-se um pequeno círculo onde é colocada a bandeira (pode ser um ramo de árvore, pedaço de tecido vermelho, etc.) Quem conseguir pegar a bandeira do adversário e correr para o seu lado sem ser tocado por algum dos elementos da equipe adversária, ganhará o jogo. Se, no ato de pegar a bandeira, alguém da equipe contrária toca-lo, diz: “está preso” E a pessoa fica imóvel nesse local. Porém, seus companheiros podem ir soltá-los, isto é, tocar nele, sem ser tocado pelos adversários e ambos correrem para o seu lado.
Relógios pulados
O animador colocará 5 ou 6 relógios à distância de 30 centímetros de cada um. Um participante (de olhos vendados) irá passar pelos relógios tendo o cuidado de não pisar ou tocar nos relógios.
Detalhe: Explica-se ao participante como será a brincadeira, só que ao vendar os olhos do participante, o animador retirará os relógios do chão sem que o participante perceba.
Troca-troca
Essa brincadeira é teatro puro. Chama-se um voluntário e sorteia-se o nome de uma das pessoas presentes. O papelzinho sorteado somente é mostrado ao voluntário. Esse por um período de 5 minutos, vai dizer e fazer coisas que caracterizam a pessoa representada. Os que estão assistindo terão de identificar a pessoa.
OBS: Essa é uma brincadeira para um grupo que já se conheça melhor.
Memória
Alguém diz: “Fui ao mercado e comprei bananas.”O seguinte diz: “ Fui ao mercado e comprei bananas e laranjas.” O outro diz: “ Fui ao mercado e comprei bananas, laranjas e leite.” E assim por diante, até que o número de coisas seja tão grande que a memória comece a falhar. Quem errar a ordem ou esquecer cai fora do jogo.
Carga elétrica
O animador solicita que um voluntário se retire da sala, onde todos estão sentados em forma circular. Na ausência do voluntário, o animador explica a brincadeira: uma pessoa é escolhida para ser a que está com a carga elétrica. Todos devem permanecer em absoluto silêncio enquanto o voluntário coloca as mãos nas cabeças para saber quem está com a carga elétrica. Quando o voluntário colocar na pessoa escolhida todos devem dar um grito, o mais alto possível. O voluntário tomará um susto que será a carga elétrica. O voluntário é chamado e o animador dará a ele a seguinte explicação: “ Um dos presentes tem uma carga elétrica. Fique bem concentrado e vá tocando os participantes cabeça por cabeça, para descobrir com quem está a carga elétrica. Assim que encontrar a pessoa, avise.” E o jogo se inicia.
Gato apaixonado
Chame um rapaz e uma moça como voluntários. Diga ao rapaz que ele deve conquistar a moça com miados de gato. A moça, no entanto não pode rir. O rapaz só conquistará a moça que não rir.
Rima
No grupo uma pessoa fala uma palavra. A pessoa seguinte dirá outra palavra que rime com essa. E assim, sucessivamente, até que alguém erre e pague uma prenda estipulada pelo grupo.
Exemplo: A primeira pessoa falou “-nobreza.”, a segunda dirá “_ Natureza.”, a terceira falará “_ Realeza”, etc
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